Projecto Aparelho Digestivo

  Projecto  

        O projecto Aparelho  Digestivo divide-se em três partes. A primeira em que planificamos o projecto seguindo o modelo disponível em O que é a Área de Projecto. A segunda parte é a elaboração do projecto, em que disponibilizamos alguma informação recolhida, resultados de inquéritos, alguns vídeos e ainda mostramos a elaboração de um modelo do aparelho digestivo. Mostrando fotos e disponibilizando uma lista dos materiais utilizados. A terceira e última parte do projecto , aqui denominada por projecto final, é o produto de todo o trabalho do ano lectivo, exposto tal como na apresentação do nosso projecto final à esc

Planificação do Projecto

       Na nossa primeira aula, foi-nos apresentada de forma sumária a Área de Projecto. Na aula seguinte, procedemos à selecção do tema. Após uma prévia investigação, sobre possíveis temas a desenvolver no âmbito desta área, cada aluno tratou de comunicar os mesmos à restante turma, para uma possível formação dos diferentes grupos, a partir da preferência de cada aluno pelos temas apresentados. Surgiram vários temas, como por exemplo, Sexualidade, Corpo Humano, Morte Súbita, Extinção de Espécies, Alimentação, etc.

        Quando colocadas face ao tema 'Corpo Humano' decidimos por unanimidade ser o tema ideal para investigar no decorrer do ano lectivo, uma vez que o corpo humano, para além de estar relacionado com a nossa área de estudo, é uma "máquina" muito complexa. Para além disso partimos do pressuposto de que iniciar um estudo sobre o corpo humano nos permitiria aprender como é organizado e como funciona.

Definimos alguns objectivos gerais, a saber:

- Explorar o "mundo" que é o corpo humano;

- Conhecer o seu funcionamento;

- Mencionar as formas de cuidar;

- Desvendar algumas curiosidades;

- Dar a conhecer outra perspectiva do corpo humano;

- Referir a importância das influencias do meio.

        No decorrer de uma análise mais profunda dos objectivos do nosso projecto, verificámos que seria mais benéfico particularizar uma área do corpo humano. Através de uma ponderação de grupo reformulámos o tema e decidimos centrar-nos no 'Aparelho Digestivo'.

        Diante desta especificação, passámos à sua divisão em partes mais simples, ou seja anatomia, funcionamento e patologias. Os objectivos foram redefinidos de modo a satisfazer o tema especificado, sendo respectivamente:

- Explorar os Sistema Digestivo;

- Descobrir como funciona e respectiva estrutura;

- Mencionar as patologias associadas;

- Referir as influências do meio;

- Alertar para alguns cuidados a ter com o Aparelho Digestivo;

- Desvendar algumas curiosidades relacionadas com o mesmo;

- Elaborar um inquérito;

- Criar um site e uma maquete.

        Neste projecto aproveitaremos determinados recursos, quer dentro, quer fora da escola. Dentro da escola, dispomos do apoio dos professores, nomeadamente nas disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Português e, também, do uso da Internet. Fora da escola, contaremos com o apoio de associações/instituições, principalmente para a recolha de informação necessária para o desenvolvimento do tema, e para a visualização de uma endoscopia no Centro Hospitalar do Funchal e, ainda, com pessoas especializadas na área da Saúde, nomeadamente ao nível do aparelho digestivo. Para o sucesso das actividades descritas é necessária a utilização de materiais, tais como: o computador, a máquina fotográfica e de filmar, instrumentos que serão utilizados posteriormente na realização de uma entrevista e na visualização da endoscopia.

        De forma a dinamizar o nosso trabalho, iremos, também, realizar um inquérito, no qual pretendemos revelar quais os hábitos alcoólicos dos adolescentes nos dias de hoje, assim como a realização de uma entrevista a um gastroenterologista, médico que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico de doenças do Aparelho Digestivo, a elaboração de um site, no qual constarão os diferentes momentos do desenvolvimento da metodologia do trabalho de projecto e ainda a construção de uma maquete, que servirá de apoio na apresentação do Projecto Final.

        Na sua execução deparámo-nos com algumas dificuldades que serviram de barreiras ao seu desenvolvimento, como na escolha do tema do projecto, no surgimento de ideias para desenvolver o tema e numa possível escassez de tempo disponível para a sua elaboração.
Tendo em conta o curto período de tempo de que dispomos, construímos um calendário de actividades, de forma a facilitar a gestão do tempo na concretização do projecto.

Metodologias Utilizadas:

        Durante a elaboração do nosso projecto recorremos a determinadas metodologias para o aperfeiçoamento do mesmo, tais como: consulta na Internet, procura de informação em livros, jornais e revistas. A fim de enriquecer o carácter visual do nosso projecto, procedemos, igualmente, à pesquisa de fotografias.

        De forma a transmitir o nosso projecto à restante turma, realizámos duas apresentações orais, as quais irão contribuir para uma melhor apresentação final do nosso trabalho à comunidade escolar.

        Sabendo que um dos nossos objectivos é a interacção com o meio envolvente, iremos realizar um inquérito aos alunos, no qual pretendemos dar a conhecer quais os hábitos alcoólicos dos adolescentes nos dias de hoje, assim como saber qual o conhecimento que possuem acerca das patologias do aparelho digestivo associadas ao excessivo consumo de álcool. Por outro lado, iremos também realizar uma entrevista a um Gastroenterologista para uma melhor apreensão do aparelho digestivo.

        Futuramente, para um melhor dinamismo do nosso projecto, iremos realizar uma visita ao Centro Hospitalar do Funchal, para a visualização de uma endoscopia e criaremos uma maquete alusiva ao tema.

        De sublinhar que a dinâmica de grupo contribuiu fundamentalmente para todo o desenvolvimento do projecto.

Resultados e Dificuldades encontradas:

        No decorrer da elaboração deste projecto, obtivemos alguns resultados, tais como: uma entrevista a um gastroenterologista, um inquérito à comunidade escolar e uma visita ao Centro Hospitalar do Funchal, para a visualização de uma endoscopia.

            Perante estes resultados, surgiram algumas dificuldades, nomeadamente a disponibilidade do especialista para colaborar com o nosso projecto, a abstinência da comunidade escolar em responder veridicamente ao inquérito e uma difícil conciliação de horários, aquando da visita ao hospital, e a autorização por parte do paciente em permitir a nossa presença, durante a realização do respectivo exame.

Reflexão:

        Nesta fase, é tempo de reflectir. Aquando da planificação do projecto, as dificuldades sentidas foram sendo ultrapassadas eficientemente, através da interacção entre os colegas de grupo e também com outras pessoas com quem colaborámos.

        Relativamente ao trabalho desenvolvido em aula pelo grupo, durante a especificação do nosso tema, as opiniões divergiram um pouco, mas, através do diálogo entre os elementos do grupo, foi possível chegar rapidamente a um consenso, permitindo assim, um planeamento mais rico do nosso projecto. 

       Quanto à experiência de trabalho em grupo, achámos, unanimemente, que esta é proveitosa, pois permite-nos desenvolver competências, tais como: trabalho em equipa, gestão de conflitos e tomada de decisões.

        No que diz respeito às perspectivas do nosso trabalho, pretendemos atingir a sua concretização, garantindo a passagem da mensagem para o público-alvo.

        No final desta etapa, podemos admitir que a Área de Projecto é um espaço educativo no qual podemos assumir um papel mais activo na construção dos nossos conhecimentos.

        Podemos, ainda, desenvolver competências sociais, tais como a comunicação, trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a avaliação de processos, aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes e desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção.

        Durante o desenvolvimento do projecto, todas estas competências foram aplicadas partindo do diálogo entre os elementos do grupo, permitindo assim planear um trabalho mais rico.

        Sabemos que o nosso projecto é difícil, contudo, muito interessante, uma vez que vamos detectar um problema real e que futuramente, poderá a vir a revelar-se importante, quanto mais não seja pela informação colhida e pelos conhecimentos adquiridos numa área tão sensível e importante quanto o é a área da Saúde.

        Acresce que conhecer é também prevenir e, em matéria de Saúde, há que ter em conta que: Não investir na Saúde é apostar na Doença.

Search site

© 2008 All rights reserved.